Menu
Estudos e projetos ambientais
Estudos e projetos
Antes de tudo é necessário que o órgão licenciador avalie a localização e a concepção do empreendimento, atestando a sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos para as próximas etapas.
Em seguida veja como a Sierra resolve essas questões para a sua empresa.
• Projeto de compensação ambiental
Para atendimento de TAC, TCA e TCRA ou quando se pretende licenciar o manejo arbóreo para edificações, parcelamento do solo, dentre outros, é necessário fazer uma compensação ambiental através de plantio compensatório apresentando um projeto completo, desde escolha das mudas, preparo do solo com calagem e adubação, o plantio propriamente dito, os manejos de manutenção e relatórios de monitoramento.
• Projeto e execução de reflorestamento e plantio de mudas
Para o sucesso de um plantio de mudas arbóreas é necessário um projeto bem elaborado contendo desde o diagnóstico da área, verificando as necessidades do solo quanto aos nutrientes, preparo das covas, escolha de mudas de espécies apropriadas e de boa qualidade e manutenção apropriada. Nossa equipe está pronta para elaboração e execução do seu projeto!
• Projeto de recuperação de áreas degradadas
Muitas vezes, para se adequar à lei e sanar um impacto ambiental, é necessário recuperar a própria área degradada, executando técnicas de prevenção de erosão, de contaminação de solo, plantio compensatório dentre outras técnicas visando, minimamente, retornar a área a sua condição ambiental inicial.
• Elaboração e execução de termo de ajustamento de conduta (TAC), termo de compromisso ambiental (TCA) e termo de compromisso de recuperação ambiental (TCRA)
O TCRA é um documento oficial firmado pelo proprietário ou empreendedor com o órgão ambiental competente no processo de licenciamento para obtenção da Autorização ou Licença Ambiental. Juntamente com o TCA, indica medidas necessárias para a reparação de um dano ambiental e seu restabelecimento à legalidade. Igualmente necessário, o TCA tem o objetivo de fazer com que a empresa responsável pelo projeto saiba das suas obrigações com o manejo arbóreo em virtude do empreendimento e com isso se responsabilize em manter as espécies remanejadas sempre vivas.