Nos siga nas redes sociais:

Gestão ambiental

Gestão ambiental

A gestão ambiental é uma atividade intencional com o objetivo de manter e melhorar o estado de um recurso ambiental afetado por atividades humanas.

Para isso, o processo de gestão ambiental exige que seus agentes tenham conhecimento, discernimento e, sobretudo, controle dos procedimentos e técnicas para realizá-lo. A sua formação deve, portanto, basear-se numa abordagem interdisciplinar enriquecida pelos ensinamentos que a experiência lhes traz.

De um modo mais abrangente, o principal objetivo da gestão ambiental é garantir que deixaremos o planeta em um estado saudável para as gerações futuras, além de ajudar a preservar todas as formas de vida, incluindo a vegetação. Nesse sentido, cortar uma árvore pode parecer algo insignificante, mas é uma ação que pode afetar um ecossistema. Por isso, o gestor ambiental tem sido cada vez mais solicitado, a fim de ajudar a equilibrar o meio ambiente.

Em nosso dia a dia, executamos os seguintes tipos de gestão:

 

Tipos de gestão

Dependendo do tipo do empreendimento, os órgãos licenciadores podem exigir que se tenha uma equipe executando a gestão e/ou a supervisão ambiental das obras, garantindo e fiscalizando que todas as condicionantes elencadas na Licença Ambiental de Instalação (LAI) sejam cumpridas.

 

A gestão de resíduos envolve o mapeamento dos processos de uma empresa, a análise dos resíduos gerados por cada processo, como também a classificação e quantificação dos mesmos, o armazenamento e identificação, e então a destinação.

 

O Sistema de Gestão Ambiental - SGA é uma estrutura organizacional que auxilia a empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades. O SGA, também, prevê seleção e monitoramento dos fornecedores, o que evita sanções e penalizações, devido o enquadramento da organização como corresponsável por uma infração ambiental cometida pelo seu fornecedor.